Mercados

A dinamização de um conjunto integrado de atividades coletivas centradas na promoção internacional da oferta nos mercados prioritários, no seio das áreas geográficas dos PALOP, CEDEAO, SADC, América Central, Ásia e Europa, é o principal objetivo do projeto METAL2WORLD.

Esta ação está assente na presença em certames internacionais, prospeção e conhecimento de mercados e identificação de oportunidades e constrangimentos no acesso a novos mercados e plataformas de partilha e capacitação

Objetivos Estratégicos de cada Mercado

Promover o conhecimento dos mercados, a prospeção comercial e a partilha de informação, através da realização de estudos de mercado, incidindo nas regiões/províncias estratégicas de Quelimane/Moçambique, Lubango/Angola e Santiago/Cabo Verde;

Dinamizar ações coletivas de promoção internacional integrada da oferta nacional através da participação institucional nas feiras internacionais FACIM – Feira Internacional de Maputo, FIC – Feira Internacional de Cabo Verde e FISTOP – Feira Internacional de São Tomé e Príncipe e da realização de seminários de promoção do setor em Lubango/Angola, Maputo/Moçambique, Santiago/Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

– Promover o estudo e conhecimento de oportunidades de cooperação para o setor Metalúrgico e Eletromecânico na articulação dos espaços unificados da CEDEAO – Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental e da SADC – Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

– Promover o conhecimento dos mercados, a prospeção comercial e a partilha de informação, através da realização de estudos de oportunidades de negócio, fichas de mercado e guias do exportador para os mercados estratégicos das Honduras e Guatemala;

– Dinamizar ações coletivas de promoção internacional integrada da oferta nacional através da realização de seminários de promoção do setor nas Honduras e Guatemala;

– Fomentar a articulação nos mercados através das Honduras e da Guatemala através do estabelecimento de protocolos institucionais com entidades locais.

– Promover o estudo e conhecimento das oportunidades decorrentes da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” promovida pela China, aprofundando o potencial de abertura deste mercado e de outros países e de reforço da presença das PME portuguesas do setor nos países da CPLP, posicionados na iniciativa.

– Promover o estudo das oportunidades para as empresas do setor Metalúrgico e Eletromecânico decorrentes do processo de saída do Reino Unido da União Europeia – Brexit – associadas à possibilidade de substituição de exportações, permitindo um direcionamento adequado das atividades de prospeção e abordagem aos mercados e de desenvolvimento de ações conjuntas para o aproveitamento destas oportunidades.